quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Portugal e a Restauração



Fazem hoje 371 anos que Portugal sacudiu o poder espanhol que durante 60 anos (1580-1640) governou o país retirando-nos a independência. Os reis espanhóis de Castela (Filipes oriundos da Casa de Habsburgo) obrigavam os portugueses a pagar impostos, nomeavam os seus nobres para os lugares de administração em Portugal e afastaram os nobres portugueses dos lugares do poder, obrigando-os ainda a tomar parte nas guerras que Espanha travava na Europa. Isto, aliado à má administração dos Filipes e à intenção de fazer desaparecer definitivamente Portugal como País independente, levou o país à completa ruína.
O descontentamento dos portugueses era evidente. A situação tornou-se insuportável e a revolta germinou.
O resultado da União-Ibérica em que alguns direitos do rei Filipe II de Espanha e I de Portugal, juntamente com o seu dinheiro que distribuiu por alguns nobres portugueses para aceitarem a soberania de Castela, estava à vista e não podia ser pior.

Na manhã de 1º de Dezembro para por fim a esta vassalagem vergonhosa, 40 nobres portugueses entre os quais alguns elementos do clero e militares (Os Conjurados) entraram de surpresa no palácio real, Paço da Ribeira, prenderam a duquesa de Mântua (espanhola) e mataram por defenestramento o seu amante e Secretário de Estado o português Miguel de Vasconcelos a soldo de Espanha.
Portugal voltava a ser independente.

“A revolução de 1 de Dezembro, continua ainda hoje a ser um símbolo não só da firme vontade dos portugueses de manter a sua independência, como um símbolo da catastrófica tentativa de União Ibérica, que inicialmente parecia um negócio interessante para as elites subsidiárias portuguesas, mas que quase levou à destruição total do país.”

Ao revisitarmos a história não podemos deixar de pensar nas lições que esta nos dá no que respeita às pretensas uniões ibéricas que por aí andam de forma avulsa e pouco inocentes e também na EU de hoje que já teve na monarquia dos Habsburgos uma versão idêntica com os resultados que se conhecem.

1 comentário:

  1. o 1.º de Dezembro é uma data muito importante na nossa historia, uma vez que é o dia da restauração da nossa independência. Acho que a extinção deste feriado é mais uma atrocidade cometida pelos nossos "governantes".
    Lembremo-nos que se nao tivesse havido o 1.º de Dezembro, Portugal seria hoje uma província Espanhola.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.