terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Revolta de 31 de Janeiro



Faz hoje 121 anos que a Revolta de 31 de Janeiro, também chamada "revolta dos sargentos" rebentou no Porto com o objectivo de implantar a República.
As causas próximas desta revolta radicam no conflito anglo-português provocado pelo Ultimato Britânico de 1890 que se opunha à pretensão de Portugal de ligar as costas do litoral de Angola e Moçambique por terra, conforme previsto no mapa cor-de-rosa. Para os portugueses “seria um novo Brasil”, mas os nossos “aliados” ingleses, ameaçaram-nos com declaração de guerra com o pretexto de que na zona que ocupávamos, viviam tribos que estavam sob a sua protecção.

O Rei D. Carlos e o governo de então, acataram o Ultimato e o descontentamento do povo fez-se sentir de imediato com manifestações grandiosas em Lisboa e um pouco por todo o País, contra a Monarquia e com vivas à República.
Em face do descontentamento generalizado da  população e de outros sectores mais evoluídos da sociedade que já não acreditavam nas virtudes da Monarquia nem do Rei , eclodiu na manhã de 31 de Janeiro na cidade do Porto a revolta contra o regime, feita por alguns militares e políticos a que se juntou imenso povo, sem armas, a aplaudir e a incentivar os revoltosos.

“O golpe, como se sabe, correu mal. Vinte dias depois do programa do Partido Republicano ter sido aprovado, tropas e povo eram escorraçados num banho de sangue Rua de Santo António abaixo pela guarda municipal instalada nas escadarias dos balaústres da igreja de Santo Ildefonso. A República tinha durado uma manhã, proclamada por Alves da Veiga na varanda da Câmara. Porque falhou? Porque, opina José Augusto Seabra, os revolucionários, “apesar da coragem dos oficiais, dos sargentos e dos soldados, ladeados pelo povo anónimo e conduzidos por chefes como o alferes Malheiro, o capitão Leitão ou o tenente Coelho”, iam “às ordens dos chefes civis empolgados mas pouco preparados para o combate às armas”. Ou porque, diz Maria de Fátima Bonifácio, “os maiorais do partido [Republicano] abandonaram à sua má sorte” os sargentos da guarnição do Porto que fizeram a revolta.”
O 31 de Janeiro de 1891 no Porto, serviu de lição. Dezanove anos depois, em 5 de Outubro de 1910, apoiada pelo povo, com largas franjas devidamente armadas, era proclamada a República.

Os portugueses viram os seus sonhos realizados após a proclamação da República?
É o que se pretende saber aqui.

Nota:
Pesquisa feita na net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.