segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Confisco, imposto ou renda?


 
O IMI, imposto municipal sobre imóveis, aí está e teve aumentos brutais como se previa. É certo que alguns prédios estavam mal avaliados, mas as reavaliações agora feitas, excedem em muitos casos os 1000% o que está a pôr os proprietários à beira de um ataque de nervos. Há uma medida para amenizar esta violência que prevê só um aumento de 75 euros em 2013 em relação ao que se pagava anteriormente de IMI. Mas nada assegura que a mesma seja efectiva.

Há cidadãos a receberem notificações de avaliação dos seus prédio enviada pelas Finanças  que, contas feitas, elevam a sua prestação do IMI para cerca de 10 vezes mais. O velho imposto de IMI, antiga contribuição predial que pagavam pela sua casa (pensavam eles) construída com muito sacrifício, vai ser substituído por uma "renda" que têm de pagar ao Estado que excede a renda que alguns inquilinos pagam aos senhorios.

São perto de cinco milhões de imóveis que têm de ser avaliados até Dezembro. Quanto vai arrecadar o Estado? 400, 700 milhões? É só fazer as contas como dizia o outro... Mas sejam lá os milhões que forem, o governo consegue dar de imediato, mais uma machadada no sector imobiliário e, concomitantemente, no relançamento da economia do país e no emprego. 

O confisco os impostos e as  rendas, não são mais do que a  prossecução da política cega de obrigar os portugueses a pagar uma dívida para a qual não contribuiram. Portugal já é o segundo país do mundo com maior carga de impostos. E ninguém nos garante que isto fique por aqui.
 

1 comentário:

  1. As novas reavaliações estão a provocar uma subida escandalosa no IMI. O valor patrimonial chega a subir 1000 vezes mais. No meu caso subiu 850. Noutros casos é mais elevado ainda. O coeficiente de localização é um dos que tem mais impacto na valorização do imóvel. Actualmente este coficiente varia entre 0,4 e 2 podendo nalgumas zonas de "elevado valor imobiliário" chegar aos 3. Nas zonas rurais pode ser reduzido para 0,35.

    Vivo numa zona que é meio rural e meio urbana. Aplicaram-me um Cl de 1,17. A nova taxa dos imóveis ora reavaliados, podem ir de 0,4 a 0,5.
    Com esta situação, as casas não se vendem, nem se constroiem. A loucura do lançamento de impostos em todos os sectores de actividade, vai dar cabo deste país.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.